sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Os homens do século XXI estão diferentes...

Nos últimos anos tem-se notado a diferença na participação dos homens nas tarefas dométicas mas também a cuidar dos filhos, é verdade. Lavar a loiça, cozinhar, aspirar ou mudar fraldas deixou de ser uma tarefa exclusivamente feminina. É cada vez mais comum ver homens a participar activamente no dia a dia dos filhos e nos afazeres da casa. Aquilo que era dantes olhado com alguma estranheza; havia umas “raridades” que causavam a inveja de tantas e que, das duas uma: ou a sortuda tinha ali um "caso único" ou era um "caso de submissão"!

Em Portugal o Instituto Nacional de Estatística tem dados que confirmam essa evolução: os homens do século XXI estão diferentes, mais proactivos em casa e é muito bom que assim seja porque isso é, afinal, bem estar.
Claro, há sempre os resistentes, aqueles que não conseguem desformatar a antiga postura passiva de que em casa a fada do lar é e será sempre a mulher. Para muitos não é fácil a mudança de hábitos, quase como se houvesse um impedimento genético. É só psicológico. A partilha é saudável e faz maravilhas!

3 comentários:

  1. Já diz o provérbio "de pequenino se torce o pepino!" ... e por isso o meu Andrésito já aspira a casa, faz a comida e lava a loiça, a brincar claro, pois ainda vai fazer 4 anos! Mas julgo que estas brincadeiras educativas, aliadas ao exemplo do pai, também ativo nas lides domésticas, são a chave para a cimentar esta (BOA) diferença nos homens portugueses.

    ResponderEliminar
  2. A melhor maneira de começar com um comentário a este assunto é dizer que sei cozinhar, passar a ferro, lavar roupa, limpar a casa e ir às compras.

    Por ter ido estudar para Lisboa aos 18 anos aprendi a desenrascar-me sozinho nas tarefas domésticas. Depois de me licenciar, mudei de cidade, ainda mais para norte, e ao viver sozinho tenho de fazer tudo. Também tive uma boa professora de lides domésticas: a minha mãe, que percebe de tudo.

    Obviamente nem todos os homens sabem o que é tomar conta da casa. Uns têm empregada, outros são preguiçosos, outros são finos e não querem saber das lides domésticas.

    Obviamente que cuidar da casa dá trabalho, e cada vez menos pessoas, homens e mulheres, sabem fazer estas coisas, e nem querem saber.
    Eu acho essencial ter estas capacidades. Já fui elogiado várias vezes a dizer que quando me casar darei um bom marido (ou marido moderno como lhes chamam agora) LOL.

    Como ganhei a noção que as tarefas domésticas eram importantes ? Simplesmente via a minha mãe a esmerar-se a cuidar da casa e o meu pai a ajuda-la no que podia (principalmente limpezas).
    Ganhei a noção que tal era bastante importante. Desde há muito tempo que também comecei a ajudar na limpeza da casa ao sábado.
    Desde que vivo sozinho que tenho o hábito de limpar a casa ao sábado de manhã.

    Com o cozinhar é a mesma coisa, aprendi a fazer vários pratos, desde sopa a carne, peixe e mais recentemente sobremesas :)
    Ao mesmo tempo que escrevo estas linhas fiz os meus primeiros bolos... ao serem desenformados esmigalharam-se um bocado... era suposto esperar que eles arrefecessem... Para a próxima já sei.

    Acho muito importante sabermos cozinhar, porque não temos de cozinhar só para nós. É também para os outros. Adoro fazer comida aos meus pais quando eles me visitam, cozinho para os meus amigos, e no futuro quando constituir família, também quero cozinhar para eles. Dou muito valor às refeições em casa.

    Acho absurdo ir ao centro comercial à hora de jantar e ver lá famílias com filhos pequenos a comer. Que valores transmitem às crianças ? É o compra tudo feito ? Será que estão a comer comida saudável, feita com amor e carinho ? Acho que não...

    Concordo com o que dizem, que as tarefas domésticas é um ponto de união do casamento pois é algo que obriga à entre-ajuda do marido e da mulher. Afonso Real Cortês

    ResponderEliminar
  3. If you're trying to lose pounds then you need to try this brand new custom keto diet.

    To create this keto diet service, licensed nutritionists, fitness couches, and professional chefs joined together to produce keto meal plans that are powerful, suitable, economically-efficient, and delicious.

    From their launch in early 2019, 100's of individuals have already completely transformed their body and health with the benefits a certified keto diet can give.

    Speaking of benefits; in this link, you'll discover 8 scientifically-tested ones given by the keto diet.

    ResponderEliminar

No caso de não estar inscrito nos perfis sugeridos, utilize a sua conta do Google, ou o perfil "anónimo", no qual pode inserir a sua identificação e zona geográfica a que pertence. A equipa do projecto nacional "Trabalhar e Cuidar na Europa" agradece o seu contributo.