quinta-feira, 12 de maio de 2011

Desigualdade de género em livros infantis (estudo)

O maior estudo na área da igualdade de género na literatura infantil do século XX foi publicado na "Gender & Society" de Abril 2011.
O estudo foi dirigido por Janice McCabe que analisou cerca de 6000 livros publicados de 1900 a 2000.
Este estudo indica que nas obras analisadas existe uma clara desigualdade de género, especialmente antes de 1990. Constatou-se por exemplo que os livros para crianças acabam por atribuir os papéis de liderança a personagens masculinas, mesmo quando se trata de animais. O mesmo acontece à representação de raparigas nas capas ou nos títulos que é muito inferior à dos rapazes.

Estudo: J. McCabe, E. Fairchild, L. Grauerholz, B. A. Pescosolido, D. Tope. Gender in Twentieth-Century Children's Books: Patterns of Disparity in Titles and Central Characters. Gender & Society, 2011; 25 (2)

Fonte: Sociologists for Women in Society (2011, 4 Maio). Gender bias uncovered in children's books with male characters, including male animals, leading the fictional pack. ScienceDaily. Acedido a 9 de Maio 2011 em www.sciencedaily.com ­ /releases/2011/05/110503151607.htm Bibliotequices: http://bibliotequices.blogspot.com/

1 comentário:

  1. Isto é uma realidade que afectou sem dúvida a mentalidade de muitas pessoas. Começam logo na infância os estigmas :( Nas histórias infantis , a figura masculina é sempre a figura dominante e a mais forte e a figura feminina tem quase sempre o papel secundário e é sempre o elo fraco :( Alice Souza

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