sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mulheres participam mais, mas ganham menos 18% que os homens

A participação das mulheres no mercado de trabalho português aumentou nos últimos anos, mas ainda ganham em média menos 18 por cento (181 euros) que os homens, revela um estudo da CGTP a que a Lusa teve acesso. De acordo com um documento que vai hoje servir de base de discussão a uma conferência sobre a desigualdade entre homens e mulheres, a taxa de actividade feminina é de 56 por cento, menos 11,9 pontos percentuais do que a taxa de actividade masculina, que é de 67,9 por cento. O estudo, elaborado com base em dados do INE, refere que em Portugal as mulheres representam 47,3 por cento da população activa e 47 por cento do emprego total.
No entanto, a remuneração base média mensal dos homens (1.003,7 euros) era no ano passado superior em 18 por cento à das mulheres (822,7 euros). Se o referencial for o ganho médio mensal e não o salário base, então a diferença ainda é maior, de 21,6 por cento. O sector da saúde e do apoio social é aquele onde a diferença salarial é maior (33,5 por cento). Em média os homens ganham 1.202,05 euros e as mulheres 798,91 euros (menos 403,14 euros. Ver mais...

1 comentário:

  1. Porque é que estas coisas não são discutidas abertamente na assembleia da républica? Só se vê estudos e conclusões mas na pratica o que está a sewr feito em Portugal sobre esta matéria?

    ResponderEliminar

No caso de não estar inscrito nos perfis sugeridos, utilize a sua conta do Google, ou o perfil "anónimo", no qual pode inserir a sua identificação e zona geográfica a que pertence. A equipa do projecto nacional "Trabalhar e Cuidar na Europa" agradece o seu contributo.