sexta-feira, 17 de junho de 2011

Portugal é dos países onde as mulheres mais trabalham em casa

Portugal é um dos países onde há mais diferenças de género no que toca à divisão das tarefas domésticas. Em 29 países analisados, Portugal surge como o quarto onde a diferença entre mulheres e homens é maior, no que respeita a trabalho não pago. São elas quem mais o faz.
Só na Índia, no México e na Turquia é que esta diferença é maior, segundo o estudo revelado hoje pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), "Society at a Glance 2011". E, se juntarmos o trabalho pago e não pago, então Portugal é o segundo país, a seguir à Índia, onde a disparidade é maior entre homens e mulheres, sendo sempre elas quem trabalha mais.A análise inclui pessoas dos 15 aos 64 anos de 26 países da OCDE e, ainda, da China, Índia e África do Sul. Em Portugal, existe uma diferença de 232 minutos por dia, o que significa que as mulheres passam quase quatro horas mais do que os homens em trabalho não pago. Os homens gastam, por dia, pouco mais do que uma hora e meia. Ver mais...

2 comentários:

  1. Mas também existem mulheres que não deixam os maridos fazerem trabalhos domésticos. Isto também é uma questão muito cultural. Tenho uma familiar que não gosta que o marido vá despejar o lixo ou aspirar a casa, tem vergonha que o vejam. Isso também devia ser explicado nas estatísticas não é?

    ResponderEliminar
  2. A partilha de tarefas domésticas e do cuidado dos filhos entre homens e mulheres é hoje sem dúvida muito maior que há anos atrás.
    Mas, como mostram alguns estudos, essa tendência – embora crescente – está longe de ser generalizada.
    «As mulheres tratam da roupa, limpam a casa, preparam as refeições e ainda cuidam dos doentes. Os homens fazem pequenas reparações em casa. Esta é a realidade de muitos países europeus, mas em Portugal é particularmente evidente a ausência da partilha das tarefas domésticas. Apesar disso, as portuguesas são as que mais desculpam o companheiro e a maioria acha justo ocupar 19 horas semanais com o trabalho doméstico, enquanto eles apenas gastam três. Estas conclusões fazem parte do estudo «Atitudes Sociais dos Portugueses, Família e Papéis de Género», projecto coordenado por Manuel Villaverde Cabral e Jorge Vala, do Instituto de Ciências Sociais, divulgado na semana passada. O trabalho compara dados de Portugal, França, Reino Unido, República Checa, Suécia, Alemanha Ocidental e Espanha. As mulheres gastam, em média, quase três vezes mais horas com as tarefas domésticas que o parceiro. A Suécia faz a diferença, é onde se verifica uma maior participação dos homens, cinco horas semanais para eles e sete para elas. No lado oposto estão a Espanha (23 para duas) e Portugal. As horas de trabalho feminino em casa diminuem à medida que entram na vida profissional, mas não porque os homens façam mais. O que se passa é que o casal recorre ao trabalho de terceiros (empregadas domésticas) ou elimina tarefas (comida enlatada).»
    Teresa Gonçalves - Almada

    ResponderEliminar

No caso de não estar inscrito nos perfis sugeridos, utilize a sua conta do Google, ou o perfil "anónimo", no qual pode inserir a sua identificação e zona geográfica a que pertence. A equipa do projecto nacional "Trabalhar e Cuidar na Europa" agradece o seu contributo.